não temos telefone

Em 21 de fevereiro de 1995, numa das reuniões de trabalho, perguntou-se à equipe espiritual quem é Amor, entidade espiritual que muitas vezes se manifestara através de belas mensagens psicografadas. Eis a resposta que nos deram:

Os espíritos que auxiliam e dirigem este grupo são muitos e de diferentes níveis evolutivos. Há aqueles muito ligados aos que aqui comparecem, como bem o sabeis. Outros há que não tiveram relações familiares mais fortes com os membros do grupo em um passado, digamos, recente. Outros, enfim, são espíritos que transcendem as relações humanas de parentesco e amizade, que se situam em outros níveis, bem acima daquele onde trabalhamos quase todos nós. Estes são os que nos ensinam, nos orientam e nos dizem como fazer este trabalho. São seres muito iluminados, muito amorosos, muito sábios e, sobretudo, muito, mas muito superiores em tudo às nossas pobres e limitadas almas. Eles estão em níveis tão elevados que, para alguns de nós, é até difícil entender.

Amor, irmão, é um desses espíritos de luz. Tão à nossa frente, tão superior a nós e, no entanto, tão amigo, tão companheiro, tão dedicado. Ele vem a nós para fazer um trabalho que outros espíritos bem poderiam fazer. Mas, na sua humildade, ele quer dar essa demonstração de amor e não é por acaso que ele assim se identifica perante vós.

Assim é Amor. Nosso grande guia, nosso amigo maior, nosso quase Pai, a quem tanto devemos e a quem muito somos gratos.
Seus amigos.

Também em 1995, em 7 de maio, fizemos pergunta semelhante a respeito de Luz, outro espírito que também se manifestava através de mensagens psicografadas, geralmente em forma de poesias. Eles nos deram a resposta a seguir.

Luz é a luz do Pai, que aqui vem e se transmuta em palavra. É o amor do Pai, que aqui se faz ouvir e entender. Luz é a paz do Pai, que aqui vem para apaziguar os corações que sofrem e se perturbam nas vicissitudes da vida.
Luz é, enfim, a manifestação plena da vontade do Pai por seus mensageiros, por seus auxiliares, em prol do progresso de vós todos.

Ouvi-a, atendei-a, escutai-a com atenção. Ela é o Pai que fala. Ela é o Pai que busca seus filhos para, com amor, ensiná-los como o faz desde sempre. Luz é a presença manifesta do nosso Pai maior, é a presença manifesta do amor maior. Luz é tudo o que se precisa ter na vida. Vocês a têm. Usem-na bem. Recebam-na com amor no coração. Aceitem-na como verdade que é dos mais altos planos espirituais. Nós assim o fazemos também.

Fiquem em paz. E com muita luz.

Anos depois, o médium Jorge Santa Maria recebeu uma mensagem ao fim da qual o espírito identificou-se como Chico Xavier. Jorge sentiu-se inseguro e disse que não poderia colocar seu nome. Chico então disse-lhe: Põe então o meu mentor, Luz.

Assim ficamos sabendo que Luz era Emmanuel.